Lapa da Pedra (Toca da Onça)
Um portal para o simbolismo ancestral do Planalto Central.
Descubra um tesouro arqueológico escondido entre as rochas de Formosa. A Toca da Onça revela histórias, crenças e mistérios de povos que habitaram esta terra há milhares de anos.

História e Importância
A Lapa da Pedra, conhecida como Toca da Onça, é um sítio arqueológico de grande relevância histórica e cultural para a humanidade. Abrigando uma rica coleção de arte rupestre simbólica e abstrata, o sítio reflete as crenças, rituais e cosmovisão dos povos que habitaram a região durante o Holoceno.
Abrigo rochoso
Altura de mais de 14 metros de desenhos e gravuras.
Caracteristica
Círculos, linhas, pegadas e formas abstratas representando a Tradição Simbolista.
Pigmentos Naturais
Óxido de ferro e outros materiais usados para criar cores duradouras.
Imagens que Contam Histórias
Veja de perto os detalhes das pinturas e gravuras da Toca da Onça.







Explore em 3D
Utilizando técnicas de fotogrametria, recriamos a riqueza cultutal da Lapa da Pedra em modelos tridimensionais. Descubra o sítio de forma interativa, com qualidade fotorrealística.
Visite Virtualmente
Imersão total na Toca da Onça.
Trabalhos Relacionados

TCC Arqueologia Formosa
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento de uma plataforma digital para preservação e divulgação do patrimônio arqueológico da região de Formosa, Goiás. O projeto consiste na criação de um site moderno e responsivo, aliado a um ambiente virtual tridimensional imersivo que permite a exploração das pinturas rupestres do sítio Lapa da Pedra. A metodologia adotada foi baseada no Design Science Research (DSR), estruturada em ciclos iterativos de desenvolvimento. Para o ambiente virtual, foram utilizadas técnicas de fotogrametria e modelagem 3D integradas à Unreal Engine 5.4, enquanto o site foi desenvolvido utilizando tecnologias modernas como Next.js e Sanity CMS. Os resultados demonstraram um avanço significativo na forma de explorar e preservar digitalmente o patrimônio arqueológico por meio do ambiente virtual, aliado às significativas melhorias em relação a forma como vinha sendo apresentado, atendendo plenamente aos requisitos de usabilidade, acessibilidade e desempenho estabelecidos. O projeto contribui para a educação patrimonial e preservação digital do patrimônio cultural, servindo como modelo replicável para outros sítios arqueológicos.




Relatório PIBIC (2023-2024)
ARTE RUPESTRE FORMOSENSE: CRIAÇÃO DE UM BANCO DE IMAGENS E MODELOS 3D DA LAPA DA PEDRA




Tecnologias 3D na Preservação do Patrimônio
Como a fotogrametria está revolucionando a documentação arqueológica.